Mapa da Saúde

Categorias e Indicadores


Documentação e Downloads


O que é o Mapa da Saúde

O Mapa da Saúde do estado do Rio de Janeiro é uma ferramenta para apoio à gestão, com a representação da distribuição de ações e serviços ofertados pelo SUS, investimentos e o desempenho aferido a partir de indicadores de saúde. O desempenho nos indicadores pode ser mapeado individualmente e simultaneamente confrontado com as diversas unidades de saúde do estado, devidamente georreferenciadas, assim como informações gerais sobre cada uma delas.

O mapa, em formato HTML, é de fácil acesso e permite a visualização das semelhanças, diferenças, concentrações e carências dos diversos municípios fluminenses quanto aos recursos em saúde e os resultados de sua aplicação. Trata-se de uma ferramenta preliminar para a análise em saúde, subsidiando o planejamento integrado dos entes federativos e o estabelecimento de metas, a serem monitoradas pelos gestores e acompanhadas pelos Conselhos de Saúde.

Que informações estão disponíveis?

Diversos indicadores já foram incorporados ao Mapa da Saúde e outros ainda serão adicionados ao longo do tempo. No momento, podem ser acessados indicadores relacionados aos temas abaixo, além de pesquisar a localização das unidades de saúde vinculadas ao SUS.

  • Sociodemográficas e de saúde suplementar

  • Capacidade de investimento próprio

  • Atenção hospitalar

  • Atenção à saúde materno-infantil

  • Atenção básica e ambulatorial

  • Urgência/emergência

  • Agravos estratégicos para a Vigilância em saúde

  • Mortalidade

  • Pesquisa de Unidades de Saúde por categoria

Também estão disponíveis nos mapas links para informações gerais sobre as unidades de saúde vinculadas ao SUS, devidamente georreferenciadas. Estas informações se encontram em constante atualização e correção, devido ao processo de inclusão e exclusão de unidades de saúde no CNES e respectivo mapeamento. Em breve, serão disponibilizadas imagens de satélite e fotos aéreas de cada município e região, assim como mapas de fácil acesso para familiarizar o usuário com as ferramentas de geolocalização e seu potencial de uso no planejamento em saúde.

Como utilizar?

Ao clicar na aba ACESSO DIRETO AO MAPA DA SAÚDE, o usuário será direcionado para a página de entrada do Mapa da Saúde. Nesta página, são apresentadas as categorias de indicadores e os links para os indicadores mapeados.

Clique na categoria desejada e escolha um indicador. Clique no link e aguarde a abertura da página com o mapa correspondente. Passe o mouse sobre o mapa e aparecerá o nome de cada município; clique sobre um município e verá a que região de saúde ele pertence e o resultado do respectivo indicador. O usuário poderá também fazer o download das Fichas Técnicas para cada município, em formato Excel, na categoria Downloads.

Cada mapa tem, no canto superior direito, categorias de unidades de saúde que você pode marcar para exibição; clique para abrir o menu de seleção. É possível marcar várias categorias ao mesmo tempo, e depois recolher o menu para visualizar melhor o mapa resultante. Na lateral inferior esquerda, clicar na seta para baixo abre um menu de download do mapa como figura, em quatro formatos diferentes (o melhor formato para inserção em documentos Word ou Powerpoint é o PNG). Também é possível imprimir diretamente o mapa. O mapa será exportado como figura exatamente como aparece na tela. Quando alguma categoria de unidade de saúde estiver sendo exibida, ao passar o mouse sobre um símbolo aparecerá o nome da unidade; clicando sobre o símbolo, um balão se abre com um link para a página da unidade no CNES. Lembramos que as informações estão em constante atualização.

Detalhes metodológicos e fontes

Foram feitas tabulações a partir dos arquivos STRJ.DBC baixados do CNES para agosto de 2016; as planilhas resultantes, separadas por tipo de estabelecimento, foram salvas em Excel e posteriormente comparadas com uma base de dados georreferenciada disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Esta base de dados, com data de 2015, não incluía as unidades de saúde mais recentes, o que levou à busca de suas coordenadas manualmente. Utilizando agora a base de endereços do CNES e o Google Maps, e transferindo as informações obtidas para o software livre Map Marker, esta atualização vem sendo feita gradualmente. A criação dos mapas de indicadores, propriamente ditos, é independente do processo de atualização de unidades de saúde; a base de indicadores foi montada a partir das informações disponibilizadas nas Fichas Técnicas Municipais, e transferida do formato Excel para HTML5 utilizando os softwares Amcharts módulo Ammap (livre para uso não comercial) e Notepad++; o mapa para o estado do Rio de Janeiro, regiões de saúde e municípios foi gerado em formato SVG no software livre QGIS versão 2.8.1. Os cortes estatísticos apresentados nos mapas foram calculados através dos algoritmos do QGIS.

Área Experimental

Comparando indicadores no mapa
Indicadores sintéticos
Índices de anomalia
Imagens dos municípios